Quando um computador está com arquivos corrompidos em seu sistema e não consegue fazer sua inicialização corretamente, temos realmente que nos virar e conseguir esses drivers em algum site (do fabricante das placas ou inúmeros sites de drivers existente na nuvem). Mas quando a formatação se dá devido à limpeza do micro, excesso de vírus ou sistema operacional devidamente debilitado, a solução será fazer um backup dos drivers. Para isso mostrarei um programa gratuito e simples de se manusear, chamado “Drivemax”. Esse programa foi criado para a tecnologia Windows, não sendo aceito em outros sistemas operacionais como Linux, Unix, FreeBSD, Mac e inúmeros existentes. A versão que mostrarei é a 4.5.
Obs: O drivemax é um software gratuito, mas o usuário precisa registrá-lo em 30 dias, caso contrário ele deixará de funcionar. O registro é gratuito e o próprio software ensina como fazer isso.
Este software faz backup de placas e periféricos existente no computador e armazena em uma pasta que ele mesmo cria ou que o usuário pode criar manualmente. Bom, vamos lá.
INSTALAÇÃO
Sua Instalação é bem simples, se baseia na famosa Teoria de instalação de programas no Windows, “next, next, next, finish”, mas é muito bom e recomendável sempre ler e analisar o que o programa está pedindo na hora da instalação.
Primeiramente o Aviso de Segurança pede ser o usuário deseja executar o arquivo. Pede para executar e o programa seguirá a diante.
Em seguida, aparecerá o assistente de instalação do software, clique em “Next” e siga em frente.
Nesta etapa o assistente te mostras os termos e licenças dos programas. Se o usuário tiver paciência ele pode ler os termos e logo em seguida aceitar.
Nesta próxima etapa do assistente, o software indica o caminho da pasta em que o mesmo será instalado no sistema. Se o usuário quiser modificar a pasta, poderá tranquilamente, é só clicar no botão “browse” e escolher o lugar para a instalação, lembrando que o recomendável é deixar o caminho padrão da instalação.
A próxima janela será a adição de ícones ao Windows. Nas caixas seletoras, o usuário tem a opção de marcar se ele quer um ícone no Desktop e se ele também quer um ícone na barra de inicialização rápida.
Na proxima janela, o assistente está monstrando as configurações aplicadas em todas as etapas anteriores, e está dizendo que está pronto para instalar o software.
Simples, a instalação não tem mistério nenhum. Agora vamos a utilização do programa:
Na sua interface principal, o usuario irá encontrar as operações do programa distribuidos nos seguintes grupos: Driver operations, Updates and indentifications, Popular hardware e Online account. O grupo que iremos trabalhar é o Driver Operations. Passe o mouse em cima desse grupo que ele se estenderá mostrando o seu conteúdo.
Para fazermos o backup dos drivers, iremos no ícone “Export drivers”, e logo em seguida aparecerá o assistente para exportação de drivers. Click em “Next”
Na proxima tela, o assistente carregará todos os drivers e os apresentarão em lista, sendo que na frente de cada lista de driver tem as caixas de seleção para selecionar os drivers que o usuario deseja fazer o backup. A praticidade do software é tão eficaz, que no canto inferior direito, existe um campo escrito “All Drivers”. O usuário ao expandir esse campo encontrará as categorias de drivers existente no computador. Escolha uma categoria e o software listará apenas os drivers daquela categoria, ex: Se o usuário escolher a categoria modem, o programa listará apenas os drivers do modem encontrado em seu computador, aí é só clicar na caixa de seleção para fazer o backup e clicar em “Next”.
Agora nesta etapa, o assistente está fazendo o backup dos drivers. O usuário pode ver em tempo real o backup sendo realizado. O backup então estará realizado e o usuário poderá formatar o computador tranquilamente.
Pronto, agora o usuário pode tranquilamente fazer a formatação do micro sem se preocupar em procurar os drivers na internet. Bom, espero que este post tenha ajudado. Abraço a todos e boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário