segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FAZENDO UMA LIMPEZA DO MICRO

Pessoal, muitas vezes quando vamos limpar nosso quarto ou uma simples passada de flanela no computador nos esquecemos de um grande detalhe, limpar o computador internamente. Isso é muito importante pois melhora muito o desempenho do computador e evitaso acúmulo de poeira nas peças dando mal contatos em barramentos outros problemas que podem aparecer devido a isso. Mostrarei para voces usuários como fazer uma boa limpeza em seu micro deixando ele como se fosse novo. Vamos lá:

PARTE EXTERNA DO GABINETE:

Para limparmos o gabinete externamente usaremos os seguintes produtos: Flanelas, bastonetes de algodão, aspirador de pó, água, detergente.

Usando o aspirador de pó iremos aspirar os cantos dos gabinete onde tem poeira, principalmente a fonte de alimentação, pois é nela que se dá o maior acúmulo de poeira devido o cooler que tem em seu interior.
Agora depois de tudo aspirado vamos dissolver um pouquinho de detergente em uma boa quantidade de água e umidecer uma flanela com essa agua e de leve e vamos passar na parte externa do gabinete, tomando é claro muito cuidado para não deixar nenhuma gota de agua cair dentro do mesmo. Depois repita o processo com uma flanela seca para tirar o exesso de detergente que por ventura possa ter ficado sobre o gabinete. Limpe com uma flanela seca com muito cuidado os botões de ligar, reset, os drivers de CD/DVD e as conecções USB.

PARTE INTERNA DO GABINETE:

Essa é a parte que vai fazer a diferença na performace do computador e também é a parte mais complicada e delicada de se fazer a limpeza, portanto, todo o cuidado é pouco. Vamos lá:

Os produtos utilizados para essa limpeza são: Flanelas, pincel de cabo longo e de cerdas macias, aspirador de pó e secador de cabelos.

Atenção: Jamais, em Hipótese alguma utilize agua para limpar o gabinete e as peças internamente, nem sequer flanela umidecida, agua e componentes eletronicos não se misturam, jamáis esqueça disso.

Saídas de ar do gabinete:

Use aspirador de pó para retirar as sujeiras mais grossas de dentro das saídas de ar e depois passe uma flanela seca para retirar a poeira que fica grudada e não use essa flanela para limpar produtos eletronicos do gabinete.

Fonte de energia:

Usando aspirador de pó, remova as sujeitas nas entradas de ar da fonte de alimentação. Esta limpeza é importante para que fonte consiga gerar um fluxo de ar, extraindo o ar quente de dentro do gabinete e jogando-o para o ambiente.

Cooler do processador:

Quando o cooler do processado fica com suas pás empoeiradas ele não dissipa o calor do processador corretamente isso pode ocasionar travas no sistema operacional devido o superaquecimenteo do processador. Utilizaremos o aspirador de pó para tirar toda a sujeira das pás do cooler e também tiraremos a poeira do dissipador de calor deixando suas fendas limpas para uma boa circulação de ar.
Esse processo pode ser feito e devem ser feitos em coolers e dissipadores que ficam em HDs e placas de vídeo (quando esses vierem com cooler e processador).

Placa mãe.

Para limpar a placa mãe use um pincel para retirar as sujeiras que estão alojadas em seu corpo, mas passe-o bem de leve para não danificar seus componentes.
Se você tem um secador de cabelos daqueles profissionais, que tem vento frio, use-o para empurrar a poeira. Depois use o aspirador para remover tudo. Jamais passe a flanela ou algodão na placa-mãe.

Cabos e fios

Lembre-se: há cabos dentro e fora de seu computador. Veja como limpar cada um deles.

1.Internos:
Utilizando a flanela seca, remova a poeira que se acumula nos cabos. Não use nada úmido.

2. Externos
Os cabos do mouse, teclado, força, monitor e demais cabos podem ser limpos com um pano ou flanela umedecido com água com uma pequena quantidade de detergente, apenas recomendo cuidado em secar os cabos após a limpeza principalmente evitando que os contatos metálicos fiquem úmidos.
Importante para todas as dicas acima: Sempre faça qualquer tipo de limpeza com o computador desligado e o cabo de força desconectado.

Alguns técnicos fazem uso de álcool isopropílico no lugar do detergente. Caso você tenha acesso a este tipo de produto, vale a pena utilizá-lo.

Lembre-se: é importante diluir MUITO o detergente. Não use quantidades excessivas.

Espero que este post ajudem vocês. Abraços.










Nenhum comentário: